casa gondarém

Habitar Portugal
“entre as 10 melhores obras da região Norte 2002-2005” – selecção Mapei / Ordem dos Arquitectos


O projecto da casa Gondarém decorre da necessidade de ampliar as áreas habitáveis compreendidas num lote de 7 metros de largura respeitando a volumetria do edifício e as características arquitectónicas das fachadas.

Uma grelha estrutural metálica de 7x7x2,5 m é ancorada ás paredes de meação em pedra no andar intermédio. O piso térreo e os espaços que confrontam com as fachadas – os espaços de estar - permanecem com o pé-direito alto, enquanto os espaços subsidiáros da casa compactam-se no espaço central, adquirem um pé-direito mais baixo e proporcionam um novo andar no desvão da cobertura.

A expressão arquitectónica da casa destaca-se pela presença das estruturas de madeira ou de ferro…
No interior das diferenças de piso, as fontes de luz incidem da cobertura ao piso térreo através da escada vazada; e os espaços expandem-se e comunicam visualmente em mezzanine.

No logradouro acentua-se a expressão mais abstracta do novo corpo e galeria, numa continuidade de superfícies de betão aparente, em contraste com a linguagem da casa antiga que se reveste de camarinha de ardósia e de paredes negras.
Do fundo neutro e contínuo das superfícies ressaltam as sombras, os brilhos e os reflexos, sobressaem os pormenores… Cada detalhe, cada peça conta-nos a história da sua significação no contexto da obra, da sua presença no lugar e no espaço…

Ficha técnica:
arquitectura por Paula Sousa Pinheiro

fotografia:
Egídio Santos

projecto de estruturas:
Civigest

projecto de infra-estruturas eléctricas:
Joaquim Ribeiro, Engenharia, lda

projecto de instalações eléctricas:
Joaquim Ribeiro, engenharia, lda

empreitada:
Joaquim Novais

habitação , 288 m2
execução terminada em 2002